APRENDA DESENHAR

                        Desenho da cabeça humana

1- Para começar, temos que dominar bem o desenho da cabeça humana.
                                                                                                
               2-Desenhe um retângulo                              3- divida-o em três partes e meio horizontalmente  



4- Divida o retângulo verticalmente ao meio e desenhe nele um circulo e meio oval, deixando espaços entre essa figura e a linhas verticais do limite do retângulo.



5- Observe as marcações da cabeça de frente: divide-se em três partes e meio. sendo que a parte de cima vai do topo da cabeça até a rais do cabelos: a segunda parte vai até a linha das sobrancelhas.
na terceira parte, sera traçada a linha da base do nariz e por último, a linha do queixo.




6- Agora dividimos a cabeça verticalmente em 2 partes iguais. horizontalmente, vamos dividir apenas
a parte que vai da linha da base do nariz até a base do queixo em três partes iguais e no espaço que vai
da base do nariz ao primeiro terço.
será desenhada a base. a largura do olho ocupa a
divisão 3 - 5 (e 7 - Q) note que a largura do nariz
(divisão 5 - 7) equivale a largura de um olho  e a altura da orelha está entre a linha das sobrancelhas
E da base do nariz.







7-A cabeça de lado divide-se em três unidades e meia, tanto vertical, como horizontalmente.
Note que consideramos essa divisão lateral desde a ponta do nariz até a nuca.
O rosto ocupa três partes - verticalmente da primeira unidade. Sendo que o nariz ocupa a primeira delas: a boca, a segunda e o olho, a terceira.
A orelha é ligeiramente inclinada para trás e ocupa o espaço que compreende distância da linhas da sobrancelhas até a linha da base do nariz, como no desenho da cabeça de frente.








8- Essas mesma proporções são usada no desenho da cabeça feminina, porém em tamanho menor.
A cabeça do homem tem as linha mais angulosas.
principalmente as da testa, nariz e queixo. As sobrancelhas são mais próximas dos olhos e as orelhas maiores. Já a da mulher geralmente apresenta linhas mais suaves e arredondadas, orelhas menores, lábios mais carnudos, nariz pequeno, queixo arredondado e a sobrancelhas mais
Arqueadas e distantes dos olhos.


9- As regras ensinadas nas páginas anteriores não são regidas. Há uma infinidade de tipos de rostos alterando assim essas proporções. Aqui temos alguns exemplos dessas diferenças.



10- Observe as diferenças relacionadas a idade, raça e características individuais, procurando fazer seu desenho o mais natural possível.


11- Para desenhar rosto de bebês e crianças nos primeiros anos de vida,
podemos utilizar mais achatado como base, dividi-lo ao meio. A maior parte da face ocupará a parte inferior do retângulo e a cabeça a outra parte.







  

12- Essas proporções vão se modificando gradativamente a medida que crescem, e voltamos a utilizar o retângulo como base para o desenho.

13- Note que este retângulo demarcatório vai se alongando e a cabeça ocupa, agora, um espaço bem menor, enquanto a face ocupa outro retângulo, bem maior.


  
14- Na idade mais avançada, algumas alterações visíveis devem ser observadas e aplicadas  no desenho (dependendo das característica do modelo) tais como: aumento de rugas: pálpebras caídas: aumento dos lóbulos das orelhas e da ponta nariz e bolsas embaixo dos olhos.











 
15- Em pessoas magras, os ossos do crânio ficam mais em evidência e em muito casos, na idade muito avançada, o maxilar inferior apresenta-se levemente projetado para frente.













 16- Para que se possa sombrear o desenho da cabeça humana, dando " volume" é preciso compreender que esta é dividida em uma parte arredondada, o crânio, achatada nos lábios, e parte do rosto, mais ovalada e apresentando "planos".


17- Nessas sequência de desenhos, observe              muito marcantes nos desenhos de rostos de mulheres
que as partes escuras mostram os pontos onde             procure desenhar a cabeça humana em varias
há achatamentos e reentrâncias que formam os             posições. Encontre alguém para passar para você
planos da cabeça. Aprenda a identifica-las e                 quando estiver fazendo seus estudos.
lembre-se de cada pessoa as apresenta de                   O desenho de observação de um modelo vivo é o
 forma peculiar, variando com relação a                        melhor meio de aprender.
quantidade de gordura: conformação óssea                   utilize também fotos com iluminação  que valorize as
e muscular: idade tipo racial e etc. procure                    formas do rosto.
não fazê-las

                                                           
                                                               Iluminação


1- Procure utilizar uma fonte de iluminação ampla. mais não tão intensa a ponto de não permitir  que haja uma certa variação de tons no sombreado. A luz natural vinda de uma janela é uma boa escolha. Permita que o modelo fique numa posição confortável e natural, e que possa movimentar - se um pouco para descansar.


2-Faça um esboço rápido.             3-Utilize uma placa de isopor      4- Cuidado para que a iluminação
delimitando as áreas da luz               Grande ao lado do modelo              não seja fraca a ponto de projetar
e as de sombra.                                para que a luz incida nela e             sombras escuras. fazendo com que
                                                        e reflita nele                                    você não veja bem determinadas
                                                                                                              partes do rosto do modelo.





5-Para tomar medidas, utilize o lápis com referência, ou até mesmo uma régua figura (A e B ) lembre - se de que além da personalidade, as diferenças de proporções no rosto caracterizam cada pessoa, por isso é importantíssimo que seja bem retratadas.






6- E importantíssimo que você consiga capitar a personalidade da pessoa que está retratando. Nesses exemplos podemos antever  o mais provável tipo de temperamento de cada uma das pessoas retratadas.




7- Podemos variar o tipo de acabamento que daremos a arte, de acordo com aparência o a personalidade do modelo ou a nossa própria intenção de enfatizar características que sentimos ser importantes em cada caso.

8- Na imagem ai em baixo um acabamento bem solto e forte, utilizando o lápis de grafite aquarelável, combina com o tipo descontraído e moderno do modelo.



9- Nessa outra imagem, o desenho com sombreados e traços bem definidos, embora suaves, combinam com o modelo. O formato do rosto, os olho e o cabelo são bem características aqui e vale a pena ser enfatizados.


10- A variação do tipo de papel ( ou qualquer outra superfície ) a ser utilizado influencia muito o resultado da obra.

          11- Nessa imagem, o uso do papel granulado
                        e o acabamento com uma barra de grafite
                       dá um aspecto rústico a essa jovem de
                       aparência sensual e enigmática.


                                                                                   12- Já nessa outra imagem, onde foi utilizado
                                                                                           um papel de grão mais fino e a mesma
                                                                                           barra de grafite, o desenho foi traçado
                                                                                           suavemente e co poucas definição,
                                                                                           focando bem o rosto e a expressão
                                                                                           do modelo. O fundo escuro contrasta
                                                                                           com o desenho claro de linhas soltas.




13- Nesse retrato de salvador Dali, um técnica bem convencional foi utilizada com traços fino a lápis 5B e um desenho bem delineado. A ênfase na representação do olhar misteriosamente ensandecido  do gênio é um dos pontos que fortemente caracterizam sua personalidade.


14- Já nessa outra imagem de Pablo Picasso, o olhar também é o ponto central que atrai  e demostra a personalidade forte do modelo. para realçar mais o aspecto força e vivacidade, foi utilizada uma técnica mais solta com sombras fortes e traçados em irregular de uma barra de grafite sobre o papel granulado.