Desenho da cabeça humana
1- Para começar, temos que dominar bem o desenho da cabeça humana.
2-Desenhe um retângulo 3- divida-o em três partes e meio horizontalmente
4- Divida o retângulo verticalmente ao meio e desenhe nele um circulo e meio oval, deixando espaços entre essa figura e a linhas verticais do limite do retângulo.
5- Observe as marcações da cabeça de frente: divide-se em três partes e meio. sendo que a parte de cima vai do topo da cabeça até a rais do cabelos: a segunda parte vai até a linha das sobrancelhas.
na terceira parte, sera traçada a linha da base do nariz e por último, a linha do queixo.
6- Agora dividimos a cabeça verticalmente em 2 partes iguais. horizontalmente, vamos dividir apenas
a parte que vai da linha da base do nariz até a base do queixo em três partes iguais e no espaço que vai
da base do nariz ao primeiro terço.
será desenhada a base. a largura do olho ocupa a
divisão 3 - 5 (e 7 - Q) note que a largura do nariz
(divisão 5 - 7) equivale a largura de um olho e a altura da orelha está entre a linha das sobrancelhas
E da base do nariz.
a parte que vai da linha da base do nariz até a base do queixo em três partes iguais e no espaço que vai
da base do nariz ao primeiro terço.
será desenhada a base. a largura do olho ocupa a
divisão 3 - 5 (e 7 - Q) note que a largura do nariz
(divisão 5 - 7) equivale a largura de um olho e a altura da orelha está entre a linha das sobrancelhas
E da base do nariz.
7-A cabeça de lado divide-se em três unidades e meia, tanto vertical, como horizontalmente.
Note que consideramos essa divisão lateral desde a ponta do nariz até a nuca.
O rosto ocupa três partes - verticalmente da primeira unidade. Sendo que o nariz ocupa a primeira delas: a boca, a segunda e o olho, a terceira.
A orelha é ligeiramente inclinada para trás e ocupa o espaço que compreende distância da linhas da sobrancelhas até a linha da base do nariz, como no desenho da cabeça de frente.
8- Essas mesma proporções são usada no desenho da cabeça feminina, porém em tamanho menor.
A cabeça do homem tem as linha mais angulosas.
principalmente as da testa, nariz e queixo. As sobrancelhas são mais próximas dos olhos e as orelhas maiores. Já a da mulher geralmente apresenta linhas mais suaves e arredondadas, orelhas menores, lábios mais carnudos, nariz pequeno, queixo arredondado e a sobrancelhas mais
Arqueadas e distantes dos olhos.
9- As regras ensinadas nas páginas anteriores não são regidas. Há uma infinidade de tipos de rostos alterando assim essas proporções. Aqui temos alguns exemplos dessas diferenças.
9- As regras ensinadas nas páginas anteriores não são regidas. Há uma infinidade de tipos de rostos alterando assim essas proporções. Aqui temos alguns exemplos dessas diferenças.
10- Observe as diferenças relacionadas a idade, raça e características individuais, procurando fazer seu desenho o mais natural possível.
11- Para desenhar rosto de bebês e crianças nos primeiros anos de vida,
podemos utilizar mais achatado como base, dividi-lo ao meio. A maior parte da face ocupará a parte inferior do retângulo e a cabeça a outra parte.
11- Para desenhar rosto de bebês e crianças nos primeiros anos de vida,
podemos utilizar mais achatado como base, dividi-lo ao meio. A maior parte da face ocupará a parte inferior do retângulo e a cabeça a outra parte.
12- Essas proporções vão se modificando gradativamente a medida que crescem, e voltamos a utilizar o retângulo como base para o desenho.
13- Note que este retângulo demarcatório vai se alongando e a cabeça ocupa, agora, um espaço bem menor, enquanto a face ocupa outro retângulo, bem maior.
14- Na idade mais avançada, algumas alterações visíveis devem ser observadas e aplicadas no desenho (dependendo das característica do modelo) tais como: aumento de rugas: pálpebras caídas: aumento dos lóbulos das orelhas e da ponta nariz e bolsas embaixo dos olhos.
15- Em pessoas magras, os ossos do crânio ficam mais em evidência e em muito casos, na idade muito avançada, o maxilar inferior apresenta-se levemente projetado para frente.
16- Para que se possa sombrear o desenho da cabeça humana, dando " volume" é preciso compreender que esta é dividida em uma parte arredondada, o crânio, achatada nos lábios, e parte do rosto, mais ovalada e apresentando "planos".
17- Nessas sequência de desenhos, observe muito marcantes nos desenhos de rostos de mulheres
que as partes escuras mostram os pontos onde procure desenhar a cabeça humana em varias
há achatamentos e reentrâncias que formam os posições. Encontre alguém para passar para você
planos da cabeça. Aprenda a identifica-las e quando estiver fazendo seus estudos.
lembre-se de cada pessoa as apresenta de O desenho de observação de um modelo vivo é o
forma peculiar, variando com relação a melhor meio de aprender.
quantidade de gordura: conformação óssea utilize também fotos com iluminação que valorize as
e muscular: idade tipo racial e etc. procure formas do rosto.
não fazê-las
Iluminação
1- Procure utilizar uma fonte de iluminação ampla. mais não tão intensa a ponto de não permitir que haja uma certa variação de tons no sombreado. A luz natural vinda de uma janela é uma boa escolha. Permita que o modelo fique numa posição confortável e natural, e que possa movimentar - se um pouco para descansar.
2-Faça um esboço rápido. 3-Utilize uma placa de isopor 4- Cuidado para que a iluminação
delimitando as áreas da luz Grande ao lado do modelo não seja fraca a ponto de projetar
e as de sombra. para que a luz incida nela e sombras escuras. fazendo com que
e reflita nele você não veja bem determinadas
partes do rosto do modelo.
5-Para tomar medidas, utilize o lápis com referência, ou até mesmo uma régua figura (A e B ) lembre - se de que além da personalidade, as diferenças de proporções no rosto caracterizam cada pessoa, por isso é importantíssimo que seja bem retratadas.
6- E importantíssimo que você consiga capitar a personalidade da pessoa que está retratando. Nesses exemplos podemos antever o mais provável tipo de temperamento de cada uma das pessoas retratadas.
7- Podemos variar o tipo de acabamento que daremos a arte, de acordo com aparência o a personalidade do modelo ou a nossa própria intenção de enfatizar características que sentimos ser importantes em cada caso.
8- Na imagem ai em baixo um acabamento bem solto e forte, utilizando o lápis de grafite aquarelável, combina com o tipo descontraído e moderno do modelo.
9- Nessa outra imagem, o desenho com sombreados e traços bem definidos, embora suaves, combinam com o modelo. O formato do rosto, os olho e o cabelo são bem características aqui e vale a pena ser enfatizados.
10- A variação do tipo de papel ( ou qualquer outra superfície ) a ser utilizado influencia muito o resultado da obra.
11- Nessa imagem, o uso do papel granulado
e o acabamento com uma barra de grafite
dá um aspecto rústico a essa jovem de
aparência sensual e enigmática.
12- Já nessa outra imagem, onde foi utilizado
um papel de grão mais fino e a mesma
barra de grafite, o desenho foi traçado
suavemente e co poucas definição,
focando bem o rosto e a expressão
do modelo. O fundo escuro contrasta
com o desenho claro de linhas soltas.
13- Nesse retrato de salvador Dali, um técnica bem convencional foi utilizada com traços fino a lápis 5B e um desenho bem delineado. A ênfase na representação do olhar misteriosamente ensandecido do gênio é um dos pontos que fortemente caracterizam sua personalidade.
14- Já nessa outra imagem de Pablo Picasso, o olhar também é o ponto central que atrai e demostra a personalidade forte do modelo. para realçar mais o aspecto força e vivacidade, foi utilizada uma técnica mais solta com sombras fortes e traçados em irregular de uma barra de grafite sobre o papel granulado.
15- Em pessoas magras, os ossos do crânio ficam mais em evidência e em muito casos, na idade muito avançada, o maxilar inferior apresenta-se levemente projetado para frente.
16- Para que se possa sombrear o desenho da cabeça humana, dando " volume" é preciso compreender que esta é dividida em uma parte arredondada, o crânio, achatada nos lábios, e parte do rosto, mais ovalada e apresentando "planos".
que as partes escuras mostram os pontos onde procure desenhar a cabeça humana em varias
há achatamentos e reentrâncias que formam os posições. Encontre alguém para passar para você
planos da cabeça. Aprenda a identifica-las e quando estiver fazendo seus estudos.
lembre-se de cada pessoa as apresenta de O desenho de observação de um modelo vivo é o
forma peculiar, variando com relação a melhor meio de aprender.
quantidade de gordura: conformação óssea utilize também fotos com iluminação que valorize as
e muscular: idade tipo racial e etc. procure formas do rosto.
não fazê-las
Iluminação
1- Procure utilizar uma fonte de iluminação ampla. mais não tão intensa a ponto de não permitir que haja uma certa variação de tons no sombreado. A luz natural vinda de uma janela é uma boa escolha. Permita que o modelo fique numa posição confortável e natural, e que possa movimentar - se um pouco para descansar.
2-Faça um esboço rápido. 3-Utilize uma placa de isopor 4- Cuidado para que a iluminação
delimitando as áreas da luz Grande ao lado do modelo não seja fraca a ponto de projetar
e as de sombra. para que a luz incida nela e sombras escuras. fazendo com que
e reflita nele você não veja bem determinadas
partes do rosto do modelo.
5-Para tomar medidas, utilize o lápis com referência, ou até mesmo uma régua figura (A e B ) lembre - se de que além da personalidade, as diferenças de proporções no rosto caracterizam cada pessoa, por isso é importantíssimo que seja bem retratadas.
6- E importantíssimo que você consiga capitar a personalidade da pessoa que está retratando. Nesses exemplos podemos antever o mais provável tipo de temperamento de cada uma das pessoas retratadas.
7- Podemos variar o tipo de acabamento que daremos a arte, de acordo com aparência o a personalidade do modelo ou a nossa própria intenção de enfatizar características que sentimos ser importantes em cada caso.
8- Na imagem ai em baixo um acabamento bem solto e forte, utilizando o lápis de grafite aquarelável, combina com o tipo descontraído e moderno do modelo.
9- Nessa outra imagem, o desenho com sombreados e traços bem definidos, embora suaves, combinam com o modelo. O formato do rosto, os olho e o cabelo são bem características aqui e vale a pena ser enfatizados.
10- A variação do tipo de papel ( ou qualquer outra superfície ) a ser utilizado influencia muito o resultado da obra.
11- Nessa imagem, o uso do papel granulado
e o acabamento com uma barra de grafite
dá um aspecto rústico a essa jovem de
aparência sensual e enigmática.
12- Já nessa outra imagem, onde foi utilizado
um papel de grão mais fino e a mesma
barra de grafite, o desenho foi traçado
suavemente e co poucas definição,
focando bem o rosto e a expressão
do modelo. O fundo escuro contrasta
com o desenho claro de linhas soltas.
13- Nesse retrato de salvador Dali, um técnica bem convencional foi utilizada com traços fino a lápis 5B e um desenho bem delineado. A ênfase na representação do olhar misteriosamente ensandecido do gênio é um dos pontos que fortemente caracterizam sua personalidade.
14- Já nessa outra imagem de Pablo Picasso, o olhar também é o ponto central que atrai e demostra a personalidade forte do modelo. para realçar mais o aspecto força e vivacidade, foi utilizada uma técnica mais solta com sombras fortes e traçados em irregular de uma barra de grafite sobre o papel granulado.